"Da minha aldeia para o mundo"

Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais
CARATERÍSTICAS DE FREIXIANDA
Santo Patrono: Nossa Senhora da Purificação
Festas e Romarias: Festa de São Pedro (Último Domingo Junho), Festa do Sagrado Coração de Jesus (1º Fim-de-semana Setembro), Festa de Nossa Senhora das Candeias (Fevereiro-Domingo magro), Julgamento do Bacalhau (Domingo de Páscoa – de 2 em 2 anos alternando com encontro de ranchos), Festa de São Jorge (23 de Abril), Festa de Nossa Senhora da Assunção (15 de Agosto)
Locais de Interesse Turístico: Igreja Matriz e cruzeiro, Capela da Perucha, Margem do Rio Nabão.
Posicionada na margem direita do Nabão, Freixianda evoca um percurso tão antigo quanto imenso. Ao vasto acervo de vestígios arqueológicos distribuídos pela freguesia (Casais da Matinha, Cabeço de Maria Candal etc…) e de cronologia vária, junta-se a tradição oral que atesta a passagem por ali de D. Afonso Henriques com o seu exército em 1147, servindo-se de uma via medieval que ligava Santarém a Coimbra.
CARATERÍSTICAS DE FORMIGAIS
Santo Patrono: São Vicente
Festas e Romarias: Festa de São Vicente (1º fim de semana de Agosto)
Locais de Interesse Turístico: Agroal (Nascente, paisagem e observatório natural de aves), Parque Aventura
A ocupação humana remonta a tempos pré-históricos, conforme testemunham as estações arqueológicas do Agroal, do Porto Velho, ou mesmo da Palmaria. E da história religiosa ressalta a ermida de S. Vicente, edificada em 1755.
O maior apanágio da freguesia reside no majestoso «santuário natural» engrandecido pela biodiversidade que o caracteriza e pela nascente do Agroal afamada pelas suas águas frias, termais e com propriedades curativas, atestam-no as gentes que há muito ali se deslocam para tratar os males de pele.
CARATERÍSTICAS DE RIBEIRA DE FÁRRIO
Santo Patrono: Santo António
Festas e Romarias: Festa de Santo António (Último Domingo de Janeiro), Festa de Nossa Senhora de Fátima (Último Domingo de Maio), Festa de Nossa Senhora de Fátima (Último Fim-de-semana Agosto)
Locais de Interesse Turístico: Quinta do Fárrio (Séc. XVII), Várzea e moinhos de água ao longo da Ribeira do Fárrio
A essência fecunda de Ribeira do Fárrio é atestada por este e mais topónimos como Vale da Meda, Mata do Fárrio, Ruge-Água, Figueirinhas que pronunciam uma povoação irrigada e favorecida pelos terrenos férteis. Tamanhos atributos constituiriam há muito, fatores decisivos para a prática de uma agricultura de regadio, com particular destaque para o milho, cuja representatividade seria materializada pelos moinhos de ribeira e mais recentemente pelo brasão da freguesia. A tradição oral refere que as proximidades das ditas margens seriam ainda espaços privilegiados de fixação populacional.



Associações
Equipamentos Sociais
Centro Social de Ribeira do Fárrio
-
Centro de Acolhimento Temporário;
-
Centro de Atividades de Tempos Livres;
-
Centro de Convívio;
-
Centro de Dia;
-
Componente de Apoio à Família, Lar de Idosos;
-
Refeições Escolares-1º Ciclo, Serviço de Apoio Domiciliário.
Associação Cicloturismo Bestomontanha;
Associação Cultural e Recreativa do Vale do Pêso;
Associação Cultural e Recreativa Vale do Nabão;
Associação Desportiva de Formigais;
GRUDER- Grupo Desportivo da Ribeira do Fárrio;
Grupo Desportivo de Freixianda;
Liga de Amigos da Secção de Bombeiros de Freixianda;
Rancho Folclórico Os Camponeses;
CNE Agrupamento 1263 Ribeira do Fárrio;