"Da minha aldeia para o mundo"

ESPITE
Santo Patrono: São João Batista
Festas e Romarias: Festa do Santo Sacramento (Meio de Junho), Festa de São Tiago (2º Fim-de-semana de Agosto), Festa do Sagrado Coração de Jesus (2º Fim-de-semana de Agosto), Festa de Nossa Senhora do Rosário/ Sagrado Coração de Jesus (2º Fim-de-semana Agosto), Festa de São Pedro (1º Fim-de-semana Agosto)
Locais de Interesse Turístico: Capela de São Paulo (Séc. XVII), Igreja Paroquial, Arrochela (Paisagens com vinhas e estação arqueológica – Vila Romana), Ermida de S. Tiago.
De origem latino-visigótica, o topónimo Espite já aparece documentado no séc. XII e a paróquia em 1211.
Freguesia desde 1855, após a desagregação do concelho de Pombal, Espite exibe um percurso histórico preenchido e um misto de lendas e topónimos que aguçam a curiosidade.
A ocupação local remonta pelo menos ao Calcolítico. Mas a etapa mais emblemática é a romana com a vila de Arrochela face à magnitude dos materiais (alicerces, cerâmicas, pesos de tear, restos de forjas, colunas…). À extinção da povoação associa-se a lenda de que por castigo da antropofagia ali praticada, a vila afundara-se de um sopro na terra. Sobre o local de Vale da Diana conta-se que ali fora erigido um templo à deusa Diana. O lugar de Freiria, esse, segundo a tradição oral, integrou um hospital para acolher passantes e tratar doentes, e um convento.
Os declives e a natureza argilosa dos solos promovem o cultivo da vinha, geralmente da qualidade Fernão Pires, sendo o vinho produzido muito aromático. Recomenda-se inclusive, a visita a uma das maiores vinhas do concelho, que se estende ao longo das encostas da Arrochela.

Associações
Clube Desportivo de Espite;
Espite Aventura- Associação do Conhecimento de Espite;
Equipamentos Sociais
Centro Social Paroquial de S. João Batista
-
Centro de dia;
-
Centro de convívio;
-
Serviço de apoio domiciliar;
-
Centro de atividades de tempos livres;
-
Lar de idosos;
-
Serviço de apoio a família.